José H. Prado Flores
Apresentação
Alonso Quijano era um jovem sonhador obcecado por aviões. Toda vez que um atravessava os céus, ele acompanhava-o até se perder entre as nuvens ou desaparecer no horizonte. Colecionava aviõezinhos de plástico e tinha muitos modelos de aeroplanos. Porém, nunca havia subido em um deles.
Um dia, numa velha livraria da cidade, encontrou um interessante livro intitulado Aprenda a Pilotar um Avião em Sete Fáceis Lições. Além do preço irrisório, o que lhe chamou a atenção foi o título insinuar que seria fácil pilotar uma dessas máquinas tão fascinantes.
Sem hesitar, comprou imediatamente o volume, e, para ler com mais emoção, encaminhou-se para o aeroporto da cidade. Lá, aproximou-se de um pequeno avião que, coincidentemente, estava aberto. Sentou-se no assento do piloto e começou a repassar cada lição do magnífico tesouro descoberto:
“1a Lição: Ligar.
Gire a chave e ligue o motor.”
Para sua surpresa, a chave havia sido esquecida no painel, então obedeceu o manual, e o motor bramiu com potência.
“2a Lição: Partida.
Conduza o avião para o começo da pista. Com os pés, mova os pedais para a direção desejada.”
Alonso seguiu as indicações e, emocionado, passou à…
“3a Lição: Decolagem.
Acelere, empurrando a alavanca que está à sua direita, e a nave levantará vôo.”
Assim o fez, e tudo acontecia exatamente como previsto no fabuloso manual.
Já no ar, subia e descia, dava voltas. Passava para a quarta lição, que detalhava as diferentes funções dos instrumentos de navegação; depois para a quinta, que oferecia os princípios básicos da aerodinâmica; para a sexta, que explicava sobre o regulamento de vôo; e para a última, que mostrava os sinais da torre de controle.
Alonso voava por cima das nuvens e contemplava os cumes de neve das montanhas. Em verdade, o volume que lhe custara tão barato era um maravilhoso princípio para pilotos amadores.
Depois de três horas, com pleno domínio do aparelho, a gasolina começava a acabar e o novato piloto desejou descer. Procurou em cada página, sem localizar as indicações necessárias para pousar. Engoliu a saliva e, com nervosismo, consultou o índice, porém nada encontrou sobre a aterrissagem. Começou a suar abundantemente e a respirar de forma ofegante. Por fim, na última página, estava escrito, com letras grandes: “Para aterrissar”. Colocou a mão direita em seu peito, dando um profundo suspiro, e olhou para o céu em sinal de agradecimento.
Entretanto, abaixo do título “Para aterrissar”, havia a seguinte informação: “Consulte o segundo volume!”. Alonso Quijano só havia comprado o primeiro… !
Na Igreja, temos um maravilhoso Primeiro Volume de reflexão e teologia sobre a Palavra de Deus e o Dogma, porém nem sempre conseguimos fazer aterrissar para o povo de Deus o grande conteúdo do Depósito da Fé e a riqueza da Bíblia, e permanecemos nos cumes inacessíveis da reflexão teórica e nas inalcançáveis alturas da doutrina, sem descer para a pista da dimensão pastoral.
Livro eBook Como Evangelizar com Parábolas
José H. Prado Flores
19 mayo, 2021
update 14 agosto, 2021
Página de download