Icono del sitio eBooks Católicos

DIDAQUÊ – SÉRIE PATRÍSTICA

SÉRIE PATRÍSTICA

Série Patrística

Conteúdo

Nos escritos do Didaquê, além da catequese e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. O Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finaliza com a afirmação em concordância com o livro Apocalipse, do Novo Testamento, de que Jesus voltará:

“Mas não de todos, segundo a palavra da escritura: ‘O Senhor virá e todos os santos com Ele’. Então o mundo verá o Senhor vindo sobre as nuvens do céu.” (Didaquê XVI:7-8)

Nos escritos do Didaquê também são reforçados o batismo no nome do Pai, Filho e Espírito Santo, sendo um forte argumento de que existiam escritos do primeiro século apoiando a defesa da tese teológica de que Jesus é Deus e da Trindade, contrapondo-se a defesa dos não trinitários de que não existiam escritos cristãos do primeiro século que defendessem o batismo em nome da Trindade.

A respeito de Jesus, ainda sobre o batismo, diz:

“Ninguém coma nem beba de vossa Eucaristia, se não estiver batizado em nome do Senhor. Pois a respeito dela disse o Senhor: ‘Não deis as coisas santas aos cães!’” (Didaquê IX: 5)

Sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. O Didaquê também acentua a disposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.

Nos escritos do Didaquê há uma similaridade quando se referência ora ao Pai como o Senhor, ora a Jesus como o Senhor, o que é aceito por alguns como a interposição entre as duas pessoas. Também fazendo a distinção de pessoa chamando Jesus de servo do Pai.

O Didaquê faz referência da celebração da eucaristia no domingo, como o dia do Senhor:

“Reúnam-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecei, depois de haverdes confessado vossos pecados, para que vosso sacrifício seja puro”. (Didaquê XIV:1)

O versículo acima, no original grego está:

“…κυριακην δε κυριου… (…kuriakên dé kyriou…)”, ou seja, “…Domingo do Senhor…”

Minha oração é para que, ao ler esse rico livro do primeiro século, você possa crescer em conhecimento e graça em sua peregrinação espiritual.

Jacareí, 22 de maio de 2015

Pr. Reinaldo de Souza Pinto


Libro eBook DIDAQUÊ - SÉRIE PATRÍSTICA


Iglesia Católica

5 septiembre, 2016

update 17 agosto, 2021

Página de download


Salir de la versión móvil