(DOS PAIS E ORIENTADORES)
UMA TAREFA URGENTE E DIFÍCIL
A formação dos filhos no lar é uma tarefa, ao mesmo tempo, urgente, insubstituível e difícil. O Papa João Paulo II dedicou, ao longo do seu pontificado, uma especial atenção ao matrimônio e à família, vistos com olhos cristãos como “um dos bens mais preciosos da humanidade”. Incansavelmente recordou que a família “é a célula primeira e vital da sociedade”, de modo que “o bem da sociedade e da Igreja está profundamente ligado ao bem da família”. E, dentro dessa perspectiva, quis dar uma especial ênfase à função educadora dos pais: “Gerando no amor e por amor uma nova pessoa, que traz em si a vocação ao crescimento e ao desenvolvimento, os pais assumem por isso mesmo o dever de ajudar eficazmente a viver uma vida plenamente humana […]. Com confiança e coragem, devem formar os filhos para os valores essenciais da vida humana”.
Essa ação formativa dos pais desdobra-se em múltiplas facetas. Nestas páginas, vamos centrar-nos numa só delas, que é, sem dúvida, a primordial: o exemplo. “O melhor educador é o exemplo. Aprende-se melhor pela intuição e experiência. É necessário que os pais vivam primeiro aquilo que pretendem que os filhos vivam depois […]. Os pais precisam […] irradiar com alegria o calor da vivência cristã. Assim os filhos se sentem contagiados”. As virtudes dos pais são o modelo fundamental para os filhos. Esses deverão aprender a viver as virtudes humanas e cristãs, praticadas pelos pais,”de forma insubstituível, no próprio lar: honestidade, solidariedade, respeito, sinceridade, lealdade, fortaleza, laboriosidade, constância, fidelidade, prudência, justiça, temperança, castidade, desprendimento, sobriedade, humildade e tantas outras” . Assim se expressa um recente documento – excelente – sobre a pastoral familiar.
O panorama é muito sério, Causa até vertigem. Mas esse dever de dar exemplo é um dever ao qual os pais não podem furtar-se. Porque nada nem ninguém o poderá suprir. Quando já se viveu uma vida longa e, por bondade de Deus, se pôde apreciar o impacto decisivo (o mais decisivo de todos!) que o exemplo dos bons pais (e dos avós!) produziu nos filhos, essa necessidade do exemplo deixa de ser uma bela teoria, para tornar-se uma prioridade irrenunciável.
Libro eBook A força do Exemplo
Iglesia Católica
29 junio, 2017
update 15 agosto, 2021
Página de download