Frei Boaventura, OFM
O texto condenatório.
“Ainda sob o eflúvio de gracas do VI Congresso Eucarístico Nacional, os Cardeais e Arcebispos do Brasil, representando todo o Episcopado, nos reunimos (de 12 a 19 de Agosto de 1953), com a colaboração de numerosos Exmos. Senhores. Bispos e Prelados, em Belém do Para, na primeira Sessão Ordinária da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, presente o Representante da Exma. Nunciatura Apostólica, Mons. João Ferrofino, e, depois de oracoes e estudos, concordamos nas seguintes conclusões: – Considerando que a natural religiosidade do povo brasileiro não vem podendo ate hoje contar com adequada formação, o que conduz a não poucos desvios doutrinários, dos quais o mais perigoso, no momento, e o Espiritismo; – Considerando que o Espiritismo nega não apenas uma ou outra verdade de nossa Santa Religião, mas todas elas, tendo, no entanto, a cautela de fazer-se cristão, de modo a deixar a católicos menos avisados a impressão erradíssima de ser possível conciliar Catolicismo e Espiritismo; resolvemos:
1) Reafirmar [que]1 o Espiritismo e o conjunto de todas as superstições da incredulidade moderna, que, negando a eternidade do inferno, o sacerdócio católico e os direitos da Igreja, destrói todo o Cristianismo. Os espiritas devem ser tratados, tanto no foro interno como no foro externo, como verdadeiros hereges e fautores de heresias, e não podem ser admitidos a recepção dos sacramentos, sem que antes reparem os escândalos dados, abjurem o Espiritismo e facam a profissão de fé.
2) Os RR. Párocos e Confessores instruam e repreendam os fieis que pensam lhes ser licito frequentar as sessões espiritas, por não terem ouvido nunca ai coisas torpes ou impias, pois e clara e decisiva a resposta do Santo Oficio a este respeito: Toda e qualquer participação, sob qualquer pretexto, e gravemente proibida (24 de Abril de 1917). E lhes declarem que todos os escritos, jornais, revistas e livros do Espiritismo são proibidos (Can. 1399; CPB 136).
3) Determinar ao recém-criado Secretariado Nacional de Defesa da Fe e Moral que, através de sua secção antiespirita, articule, em plano nacional e nos moldes por nos indicados, uma Campanha contra o Espiritismo”
Libro eBook Por que a Igreja condenou O Espiritismo?
Frei Boaventura
20 junio, 2017
update 15 agosto, 2021
Página de download