Icono del sitio eBooks Católicos

Rezar os Salmos Hoje

Carlos Mesters oc

INTRODUÇÃO

Os Salmos nasceram da vida, e é nas experiências concretas da vida de cada dia que encontramos a chave principal para abrir a porta que nos permite entrar no mundo dos Salmos. Às vezes, acontece que rezamos um salmo e ele não nos diz nada. Nem sempre é por falta de estudo ou de piedade. Pode ser, simplesmente, por falta de atenção à vida. Pois, se vivemos na superficialidade, sem aprofundar aquilo que nós mesmos vivemos e sentimos, não chegaremos a experimentar a vida, que é a raiz de onde nasceu o salmo, e o salmo permanecerá uma oração estranha e distante, que não nos diz respeito.

Dizia o monge Cassiano, do século IV:

Instruídos por aquilo que nós mesmos sentimos, já não percebemos o salmo como algo que só ouvimos, mas sim como algo que experimentamos e tocamos com nossas mãos; não como uma história estranha e inaudita, mas como algo que damos à luz desde o mais profundo do nosso coração, como se fossem sentimentos que formam parte do nosso próprio ser (Collationes X, 11).

Esse é, até hoje, o ideal a ser alcançado na reza dos Salmos.
No tempo de Jesus, o ideal era este: aprender a rezar os Salmos de tal maneira que eles despertassem na pessoa a criatividade e a levassem a produzir o seu próprio salmo. Assim, a reza, em vez de levar à rotina, levava ao aprofundamento criativo da oração, a um encontro mais íntimo com Deus.

Foi o que aconteceu na vida de Jesus. A partir da sua intimidade com o Pai (cf. Jo 14,8-10), ele elaborou o seu próprio salmo, que é o Pai-nosso (Mt 6,9-13; Lc 11,2-4). O salmo de Maria é o Magnificat (Lc 1,46-55). Assim, temos os salmos de Zacarias (Lc 1,68-79), do velho Simeão (Lc 2,29-32), do apóstolo Paulo (1Cor 13,1-13; Fl 2,6-11), dos primeiros cristãos (Ap 11,17-18; 12,10-12; 15,3-4; 19,6-8), e tantos outros salmos espalhados pela Bíblia.

O objetivo que tivemos em mente, ao escrever este livro, não foi o de aumentar o conhecimento a respeito dos Salmos, mas sim de ajudar a rezá-los melhor. Para muitos de nós, os Salmos são o prato de cada dia. Por isso vale a pena gastar algum tempo para aprender a rezá-los melhor. Este livro tenta abrir uma porta para a casa dos Salmos e encontrar lá dentro um lugar aconchegante, íntimo com Deus, para louvar a Deus e fortalecer em nós o compromisso com o Reino de Deus e a sua justiça.


Livro eBook Rezar os Salmos Hoje


Carlos Mesters

25 febrero, 2021

update 14 agosto, 2021

Página de download


Salir de la versión móvil