Como Evangelizar com Parábolas
José H. Prado Flores
Apresentação
Alonso Quijano era um jovem sonhador obcecado por aviões. Toda vez que um atravessava os céus, ele acompanhava-o até se perder entre as nuvens ou desaparecer no horizonte. Colecionava aviõezinhos de plástico e tinha muitos modelos de aeroplanos. Porém, nunca havia subido em um deles.
Um dia, numa velha livraria da cidade, encontrou um interessante livro intitulado Aprenda a Pilotar um Avião em Sete Fáceis Lições. Além do preço irrisório, o que lhe chamou a atenção foi o título insinuar que seria fácil pilotar uma dessas máquinas tão fascinantes.
Sem hesitar, comprou imediatamente o volume, e, para ler com mais emoção, encaminhou-se para o aeroporto da cidade. Lá, aproximou-se de um pequeno avião que, coincidentemente, estava aberto. Sentou-se no assento do piloto e começou a repassar cada lição do magnífico tesouro descoberto:
“1a Lição: Ligar.
Gire a chave e ligue o motor.”
Para sua surpresa, a chave havia sido esquecida no painel, então obedeceu o manual, e o motor bramiu com potência.
“2a Lição: Partida.
Conduza o avião para o começo da pista. Com os pés, mova os pedais para a direção desejada.”
Alonso seguiu as indicações e, emocionado, passou à…
“3a Lição: Decolagem.
Acelere, empurrando a alavanca que está à sua direita, e a nave levantará vôo.”
Assim o fez, e tudo acontecia exatamente como previsto no fabuloso manual.
Já no ar, subia e descia, dava voltas. Passava para a quarta lição, que detalhava as diferentes funções dos instrumentos de navegação; depois para a quinta, que oferecia os princípios básicos da aerodinâmica; para a sexta, que explicava sobre o regulamento de vôo; e para a última, que mostrava os sinais da torre de controle.
Alonso voava por cima das nuvens e contemplava os cumes de neve das montanhas. Em verdade, o volume que lhe custara tão barato era um maravilhoso princípio para pilotos amadores.
Depois de três horas, com pleno domínio do aparelho, a gasolina começava a acabar e o novato piloto desejou descer. Procurou em cada página, sem localizar as indicações necessárias para pousar. Engoliu a saliva e, com nervosismo, consultou o índice, porém nada encontrou sobre a aterrissagem. Começou a suar abundantemente e a respirar de forma ofegante. Por fim, na última página, estava escrito, com letras grandes: “Para aterrissar”. Colocou a mão direita em seu peito, dando um profundo suspiro, e olhou para o céu em sinal de agradecimento.
Entretanto, abaixo do título “Para aterrissar”, havia a seguinte informação: “Consulte o segundo volume!”. Alonso Quijano só havia comprado o primeiro… !
Na Igreja, temos um maravilhoso Primeiro Volume de reflexão e teologia sobre a Palavra de Deus e o Dogma, porém nem sempre conseguimos fazer aterrissar para o povo de Deus o grande conteúdo do Depósito da Fé e a riqueza da Bíblia, e permanecemos nos cumes inacessíveis da reflexão teórica e nas inalcançáveis alturas da doutrina, sem descer para a pista da dimensão pastoral.

Livro eBook Como Evangelizar com Parábolas
José H. Prado Flores
19 mayo, 2021
update 14 agosto, 2021
Página de downloadMais livros em Português

Como Evangelizar com Parábolas

Caminho de Perfeição

Caminho (PDF)

Rezar os Salmos Hoje

“Só Deus é Bom!”

O exorcista explica o mal e suas armadilhas

Memórias de um Exorcista

Vade retro, satanás!

O livro da vida

Catecismo da Igreja Católica

Imitação de Cristo

O Segredo do Rosário

O Milagre da Igreja

Confissões de Santo Agostinho

O Diabo, Lutero e o Protestantismo

Vida de São Padre Pio de Pietrelcina

Confissões do Inferno

O Calvário e a Missa

O Inferno Existe

A força do Exemplo

As Excelências da Santa Missa

Isabel d’Aragão a Rainha Santa

Por que a Igreja condenou O Espiritismo?

Sermões de São João Maria Vianney

As Virtudes Morais

DIDAQUÊ – SÉRIE PATRÍSTICA

Todos os caminhos levam a Roma

A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo I, II

Dejar un comentario
¿Quieres unirte a la conversación?Siéntete libre de contribuir!